79-cm

A Configuração de Mão (CM) nada mais é que a forma como a mão é posicionada para a execução de um sinal. Há atualmente, pelo menos 79 formas de configurar a mão para representar um sinal em Libras. Cada CM representa unidade mínima e para formar um sinal é necessário o uso dos demais parâmetros fonológicos da Libras. São eles:

  • Configuração de mão.

  • Locação ou Ponto de articulação.

  • Movimento.

  • Orientação ou direcionalidade.

  • Expressão corporal ou facial.

Alguns sinais não necessariamente utilizarão todos os recursos fonológicos, mas no mínimo dois deles sempre farão parte dos sinais. O ponto de articulação ou locação é todo lugar (cabeça, pescoço, ombros, braços, tronco, cintura, antebraços e mãos) possível que uma das mãos pode tocar para a execução de um sinal. O movimento não estará presente somente em verbos como alguns acreditam. Há sinais como feio, amigo, porque, mamãe e queijo, por exemplo, que não são verbos e tocam duas vezes no ponto de articulação e há sinais que não necessitam de serem tocados duas vezes, mas muitos sinalizantes teimam na repetição, sinais como casa, saber, porque, vovô tocando em movimento mais de três vezes. Quanto à orientação e direcionalidade, é muito importante executar corretamente. Há sinais que necessitam da orientação e da direção como por exemplo o sinal de ajudar. Preciso saber se “EU AJUDO” ou “VOCÊ ME AJUDA” porque a orientação da mão e a direção vão mudar. O sinal “AVISAR VOCÊ” ou “ME AVISAR” também se alteram na orientação porque há direcionalidade. A expressão corporal vai ser muito utilizada no classificador, comportamento e condições serão critérios para a execução desses sinais. Finalmente as expressões corporais são bem empregadas em sinais que dependem das expressões faciais para serem executados. Sinais como, TRISTE, ALGRE, DOR, PESADO e BRAVO são importantes que tenham a expressão facial para determinar o sinal de fato para formação de determinada frase.

Referência:

CAS-NRE01: Curso Básico de Libras I. Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos- CAS Apucarana. NRE/DEEIN/SEED, Paraná, 2024